Translate

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Importância da Drenagem Linfática Pós-Cirúrgica


Drenagem Linfática e Cirurgia Plástica

Se você está pensando em fazer uma cirurgia plástica, está calculando os gastos e fazendo o               orçamento, não se esqueça de calcular  o investimento necessário no tratamento pós – cirúrgico. Uma das principais causas de complicações e insatisfações com as cirurgias plásticas estão relacionadas à negligência no período  pós - operatório .  Muitas vezes o paciente por calcular mal os gastos acaba por não realizar as sessões de drenagem pós-cirúrgicas ou por contratar profissionais não especializados na área.
A drenagem linfática é importante tanto para uma recuperação mais rápida, quanto para o perfeito resultado estético da cirurgia. O sistema linfático funciona como purificador do líquido intersticial, desempenhando  um papel preponderante no sistema imunológico. A linfa é filtrada  pelos  linfonodos interpostos no percurso dos vãos linfáticos, que conduzem dos tecidos para o sistema venoso.
A Drenagem Linfática Manual (DLM) é uma técnica de massagem altamente especializada, que estimula e ativa as funções do sistema linfático. São realizadas manobras precisas, suaves , lentas e rítmicas, seguindo o trajeto do sistema linfático superficial sempre em direção ao gânglio linfático, sem produzir dor ou eritema.
Tecnicamente, em caso de cirurgias plásticas a Drenagem Linfática passa por algumas etapas distintas de acordo com o tempo de cirurgia:
·         Drenagem  Linfática pré cirúrgica;
·       
              Pós- operatório  imediato;
·         1ª Fase ( até a 3ª semana após a cirurgia)
·         2ª Fase ( da 3ª semana  até 2 meses completos pós cirúrgicos)
·         3ª Fase ( 2º mês até 4º mês pós cirúrgico)

Detalharei mais sobre estas fases na próxima postagem.

A DLM é indicada principalmente após a cirurgia de lipoaspiração, abdominoplastia, mamoplastia de aumento (prótese de mama), mamoplastia redutora, mastoplastia de elevação ou mastopexia, ritidoplastia, rinoplastia (nariz), blefaroplastia e outros procedimentos.
Como toda intervenção cirúrgica, causa lesões celulares e vasculares, produzindo um conjunto de eventos pós-operatórios por um quadro inflamatório, com edema, hematomas e dor. Além de algumas complicações que podem ocorrer após qualquer cirurgia, tais como: seroma, fibrose, aderências, necrose, deiscência, infecção, entre outras.

“A Drenagem Linfática é um dos métodos mais importantes nos pós-operatórios de cirurgias plásticas para melhor reabsorção de edemas e hematomas pelos canais linfáticos e venosos. Auxilia o processo de reparação tecidual, previne a formação de fibroses e aderências, favorece a reconstrução dos capilares linfáticos lesionados e possui efeito analgésico“ (Camargo e Marx, 2000).

 Angela de Queiroz

Um comentário:

  1. Muito bom seu artigo! Tenho estudado muito e estou realizando minha pós graduação agora, sei que muita gente esquece que esta fase pós cirúrgica é também muito importante e se não realizada corretamente haverão danos. A drenagem está ajudando muito a medicina em diversos sentidos. Vou encaminhar um email e podemos manter contato! Até Breve!

    ResponderExcluir